UDIPSS

Apresentação

PARTICIPAÇÃO e AÇÃO 2015-2018

A União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal, é uma instituição particular de solidariedade social, sob a forma de associação sem fins lucrativos, regida pelas disposições da lei aplicável.

A UDIPSS-Setúbal tem como objetivos principais:

  1. Assumir-se como a expressão organizada da cooperação entre as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Setúbal, visando proteger o quadro de valores éticos e filosóficos que lhes é comum.
  2. Preservar a identidade das IPSS, particularmente no que concerne à sua preferencial ação junto das pessoas, famílias e grupos socialmente mais carenciados, fomentado o exercício dos seus direitos de cidadania.
  3. Acautelar a respetiva autonomia, designadamente ao nível da livre escolha da organização interna e áreas de ação, bem assim como da sua liberdade de atuação;
  4. Desenvolver e alargar a base de apoio da solidariedade, sobretudo no que respeita à sensibilização para o voluntariado e à mobilização das comunidades para a causa da ação social;
  5. Representar as IPSS do distrito de Setúbal na defesa dos respetivos interesses;
  6. Contribuir para o reforço do papel de intervenção das instituições junto das comunidades, bem como de quaisquer entidades públicas ou privadas.

As IPSS são um suporte essencial na vivência da solidariedade, da justiça, das respostas de proximidade às famílias e na promoção da paz social no Distrito de Setúbal.

Hoje, estão confrontadas com novos desafios desde a Lei de Bases da Economia Social, às diferentes propostas e tentativas de alteração do paradigma da sua ação e da sua matriz identitária (economia solidária) na sociedade portuguesa, até à concorrência, contra o princípio da subsidiariedade, da resposta pública em diversas valências e a entrada da iniciativa privada noutras respostas que podem pôr em perigo a sua sobrevivência e a sua capacidade de resposta às necessidades e às aspirações das comunidades onde estão inseridas.

A reformulação do Estado Social fruto da atual crise económica e financeira que resulta em austeridade e empobrecimento crescentes faz com que as populações sejam profundamente afetadas. Seremos mais uma voz de reivindicação mas de também de construção de pontes entre todos os que fazem da ação social a sua bandeira.

A UDIPSS de Setúbal, defenderá o quadro de valores éticos e filosóficos comuns às IPSS suas filiadas no quadro da Lei de Bases da Economia Social defendendo a economia solidária, no quadriénio 2015-2018, integrada na CNIS, como uma das suas estruturas de nível intermédio.

Vamos promover o reforço da coordenação, do intercâmbio institucional, da interajuda e do conhecimento, no respeito pelos princípios e espírito da Solidariedade e da Subsidariedade, no quadriénio 2015-2018.